OPERANTAR XL

Briotech na Antártica!

Checagem de material. Documentos em dia. Malas prontas. Vacinação em dia. Vamos! Foi assim, no dia 4 de novembro de 2021, que o Briotech começou a Operação Antártica XL (OPXL) rumo a Antártica! Devido às restrições em território chileno, nosso ponta pé inicial se deu no Rio de Janeiro, por meio do embarque no bom e velho Navio Polar Almirante Maximiano (H41), o popular Tio Max. No total, entre quarentenas, paradas estratégicas em Rio Grande-RS e em Punta Arenas-CHI, foram 26 dias até chegar na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), na Ilha Rei George, nosso endereço pelos próximos meses.

Nossa equipe, formada por Lorena, o Coordenador Marcelo Ramada, Ana Laura, Stephan e Amanda (da esquerda para a direita), estava pronta para enfrentar os desafios do ambiente e cumprir nosso objetivo com a coleta e processamento das espécies de musgo de interesse. Apesar de todo o planejamento, a Antártica é soberana e é ela quem dá as cartas. Se as condições climáticas não estão favoráveis, não é possível realizar coletas. Regra número 1: Não desafie a natureza! Portanto, temos que ficar sempre de olho nas "janelas de possibilidade". E foi assim que realizamos nossas coletas na região da EACF e em outras ilhas, como em Livingston, Nelson e em outra região da Ilha Rei George. Neste período de permanência na Antártica, pudemos presenciar momentos importantes na EACF, como a troca do Grupo Base (GB) da Marinha e a passagem de coordenação científica para o Professor Marcelo. Além disso, outras situações foram essenciais para a convivência social e merecem destaque, como a divisão de tarefas e responsabilidades, afinal, "estamos no mesmo barco".

É fevereiro: Hora de retornar para o Brasil. Missão cumprida! Coletas, processamento de material realizadas com sucesso e na sensitiva as experiências pessoais e coletivas que ficarão marcadas para sempre. A pesquisa continuam em nosso laboratório e a preparação de mais uma Operação Antártica no horizonte. Como diz o ditado, restará sempre muito o que fazer.